primeiro,
sustentabilidade?
O termo "sustentabilidade" foi definido em 1987 como a "capacidade de atender as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras em atender as suas próprias demandas." No popular, seria a gente consumir os recursos da Terra na mesma velocidade em que ela nos oferece, e não mais do que isso. Você pode consultar essa definição no site da ONU.
Em termos ecológicos, sustentabilidade é viver no limite da capacidade de suporte do ambiente (ou abaixo dela). Sabemos que não é isso que tem acontecido no último século.
Para alcançar esse patamar de equilíbrio, precisamos reestruturar a economia e a exploração de recursos naturais para a produção de bens de consumo. E para equilibrar a economia é necessária a distribuição das riquezas naturais e do lucro (provindo delas) na população, ou teríamos poucas pessoas consumindo muitos recursos. E para chegar nesse ponto, precisamos promover igualdade e justiça social.
Então você já percebeu três componentes da sustentabilidade, não é?
Pra ser sustentável, é preciso contribuir para o equilíbrio ambiental, econômico e social. E esses pilares não são apenas um tripé, mas estão conectadas como num círculo: um leva ao outro. A sustentabilidade é um equilíbrio dinâmico, e sem um desses elementos, os demais desmoronam.
É por isso que a ONU - Organização das Nações Unidas - desenvolveu a proposta dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (veja os detalhes no site da ONU aqui). Eles são um projeto detalhado para ajudar as corporações, os governantes e a população a adotar práticas na sua rotina que contribuam com a sustentabilidade. E tem um prazo: precisamos alcançá-los até 2030 se quisermos ter uma chance de sobreviver como espécie no planeta.
![Image by Clem Onojeghuo](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_5942626f68356e48315630~mv2_d_3777_5400_s_4_2.jpg/v1/fill/w_319,h_453,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Image%20by%20Clem%20Onojeghuo.jpg)
turismo sustentavel?
![Image by JOHN TOWNER](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_4866344170312d65663430~mv2_d_2859_4096_s_4_2.jpg/v1/fill/w_337,h_483,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Image%20by%20JOHN%20TOWNER.jpg)
Primeira coisa: turismo sustentável não é ecoturismo. Você pode ser sustentável desfrutando da hospedagem mais luxuosa de Paris. Praticar o turismo sustentável é promover o bem na forma como você viaja, come, se hospeda, passeia, compra e tudo mais.
O turismo é uma das formais mais incríveis e promissoras para promover o bem social (econômico e natural), e por isso escolhemos essa ferramenta pra contribuir com a nossa parte (leia aqui), e nós vamos explorar cada oportunidade para promover o bem, informando e inspirando os viajantes a serem mais do que meros turistas, mas sim cidadãos do mundo.
O nosso objetivo é apresentar a você, viajante, todo o glamour do turismo sustentável e te inspirar a promover o bem enquanto vaga pelo mundo. Por isso estudamos, pesquisamos e comunicamos aqui tudo o que pode te ajudar a praticar a sustentabilidade sem perder a experiência de uma aventura inesquecível. E a nossa pesquisa é de campo: nós vamos, fazemos e descobrimos na prática tudo o que te apresentamos aqui.
Pedimos que você desbrave o site e apoie o projeto divulgando o nosso trabalho. Seja mais um elo da corrente. Assine a nossa revista mensal, envie sugestões e opiniões e nos siga nas redes sociais. Às vezes não é preciso fazer muito, basta apoiar que faz.
Seja bem-vind@ ao pegada na terra.
Um abraço!