top of page

sobre nós

Todos os dias vemos uma enxurrada de artigos e notícias sobre novidades da ciência pipocando na mídia. O problema é que geralmente só existem dois meios de se informar sobre essas novidades: lendo os trabalhos originais - que geralmente são em inglês e usam uma linguagem técnica que nos barram na primeira linha (isso quando não temos que pagar pra ler) - ou pelas notícias redigidas por jornalistas que às vezes (mas não sempre, claro) não são informados o suficiente sobre o assunto para repassar essas informações com a fidedignidade necessária.

 

Aí nessa lacuna entramos nós com o Ciência Pura e Simples, pra mostrar que pra ser inteligente, não tem que falar difícil (muito pelo contrário), e que pra ser útil, tem que ser acessível. 

 

Aproveitem e compartilhem a leitura!

Equipe CSP.

“Procuramos tornar o conhecimento científico acessível para que ele seja útil.” 

sobre a logo

Você conhece a sequência Fibonacci?

Primeiro, você conhece esse tal de Fibonacci?

 

Leonardo Fibonacci, italiano, foi o maior matemático da idade média. Ele ficou famoso por criar a Sequência de Fibonacci, representada pela figura ao lado. Essa sequência consiste numa sucessão de números tal que, se você definir os dois primeiros números da sequência, todos os outros números seguintes serão dados pela soma de seu dois antecessores.

 

Exemplo: se a sua sequência começar com 2 e 3, o próximo número será 5, depois 8 (3+5), depois 13 (5+8) e por aí vai. Cada quadrado do diagrama ao lado representa a área proporcional desses números: O menorzinho no início da linha curva é o 2, o segundo é o 3, e vai seguindo a linha...

 

E o que tem a ver com a gente?

Parafraseando aquele menininho do filme O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999): "'Eu vejo a sequência Fibonacci'. 'Com que frequência?' 'Todo o tempo!'". Até a silhueta da sua orelha segue essa curvatura. Você já ouviu falar dos Nautilus? São moluscos cuja concha também possui a forma que segue a linha da sequência. E tem várias plantas cuja posição das folhas também acompanha essa mesma curvatura, e tem exemplo pra nunca mais acabar. Matemática é biologia, é ciência da vida, e é linda. É a ciência pura e simples.

 

Esperamos te convencer disso.

Com entusiasmo,

Equipe CPS.

Sabrina Simon

Bióloga Geneticista e Ecóloga e Cientista de Dados em formação, e ainda estudante de doutorado em Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E ainda, estudante de Complementação Pedagógica do IFES, pois ensinar é o que move a ciência. Tudo o que aprendi é empregado no estudo do impacto das mudanças climáticas e ambientais sobre doenças infecciosas. Mas também me empenho em desenvolver novas habilidades, como programação, modelagem preditiva e machine learning (se você não pode ir contra a tecnologia, junte-se a ela).

Acredito na construção do conhecimento interdisciplinar e tenho como lema a expansão contínua do raciocínio cross-functional na solução de problemas e tomadas de decisão. Um currículo que parece não ter um padrão, uma linha bem definida, pode resultar numa nuvem de conexões entre as mais diversas áreas do conhecimento.

in | lattes

bottom of page