top of page

O que é um artigo científico?

 

 

Um artigo científico, ou paper, é a forma de veiculação da informação científica. É um relatório completo da pesquisa escrito pelos pesquisadores e publicada nas revistas científicas, também conhecidas como periódicos. Este relatório tem uma estrutura geral padronizada que obedece o protocolo do método científico. Esta é a forma básica, mas os artigos nem sempre são apenas um relatório. Podem ser uma super-revisão, o "estado da arte" a respeito de algum assunto, por exemplo.

 

Esses periódicos ou revistas veiculam uma área de conhecimento específica. Por exemplo a Nature é a revista de maior fator de impacto no mundo na área de ciências naturais e da vida, concorrente direta da Science, outro gigante deste setor. Pra publicar o seu artigo lá, você tem que pagar [caro]. Para que outras pessoas possam ler o seu trabalho, elas geralmente também terão que pagar. Mas as instituições de ensino possuem um convênio com esses periódicos para permitir o acesso grátis a alguns artigos. Hoje em dia tem se popularizado o sistema Open Acess: as revistas cobram apenas dos autores, e disponibilizam o artigo de graça para os leitores, com a finalidade de aumentar a divulgação e a citação de seu conteúdo.

 

Eu mencionei no parágrafo anterior o "fator de impacto". Este é uma medida da importância do periódico. Para calcular o fator de impacto considera-se o número de citações que os artigos publicados na tal revista receberam, dividido pelo número de artigos que a revista publicou. Este cálculo é feito anualmente pelo Institute for Scientific Information (ISI)  e publicado pelo Journal Citations Reports (JCR)

 

Não é regra, mas geralmente as revistas com maior fator de impacto são mais famosas, por isso mais procuradas pelos autores, e no fim acabam sendo mais criteriosas para receber a submissão dos trabalhos [e mais caras]. Só que o governo brasileiro deu um jeito super legal de resolver isso para os pesquisadores das instituições do nosso país: Criou o Portal de Periódicos da Capes. Este portal disponibiliza para as instituições cadastradas uma infinidade de artigos que nós teríamos que pagar pra ler. O problema é que você deve acessar o site de um computador cujo proxy seja registrado por uma instituição. E pra isso, você precisa estar matriculado nessa instituição.

 

Bom, tem mais, muito mais nesse setor nerd da economia, que você só vai descobrir com o tempo. Espero que a gente consiga de mostrar aos poucos como funciona a veiculação da informação científica no mundo, e que mesmo com todas as dificuldades, você pegue gosto por ler e logo logo publicar.

 

Sabrina Simon

bottom of page