Você acha que ainda dá tempo de voltar atrás?
- Sabrina Simon
- 8 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Estamos vivendo um momento definitivo na história da humanidade e na sua relação com a natureza. Muita gente já desistiu, e acha que os movimentos ambientalistas são perda de tempo. Mas será que dá pra recuperar a natureza e salvar o planeta?
Isso depende.

Bom, eu não quero te desanimar, mas o que já foi perdido, foi perdido. As espécies que extinguimos já eram (exceto nos casos de cientistas malucos que estão tentando recriar os mamutes, mas conversamos sobre isso em outro momento). A gente esquece que, mesmo entre as espécies que ainda não foram extintas, a sua diversidade também já foi perdida. Muitos organismos já morreram levando consigo genes que não existem mais naqueles que ainda vivem. Criar animais e plantas em viveiros e fazer a reprodução assistida pode até ser útil do ponto de vista ecológico, preservando o nicho da espécie. Mas a diversidade já era.
Entretanto, nem tudo está perdido.
Já vou te responder aqui a pergunta do título: Não dá pra voltar atrás e ter tudo exatamente como era antes. Mas dá pra correr atrás do prejuízo sim. E sabe por quê? Porque a biologia é massa demais! Porque a vida é fantástica!
Você sabe quantas vezes o planeta Terra já passou por isso que estamos passando (e provocando) hoje? Várias. Umas 5 ou 6 vezes, pelo menos. A famosa extinção dos dinossauros é um exemplo. Mas a vida acabou? Não. O planeta ficou pior? Também não. Então ainda tem jeito? Tem. Os mecanismos evolutivos estão aí para recriar a vida, como sempre estiveram antes de nós. Não precisamos interferir, como ficar remendando DNA para ressuscitar matutes (Aff!). É um processo natural.
Assista o Ernst Götsch explicar direitinho pra você, em 5 minutos, o que temos que fazer.
Depois reflita, por você mesmo. Use todo o seu conhecimento sobre processos evolutivos e ecológicos (use esse site pra te ajudar) e todas as suas capacidades humanas para ponderar a respeito do nosso futuro. Estamos abertos a discussões!
Comments